23 Novembro 2021
Notícias e Novidades

Avaliação de imóveis: Como saber quanto vale a minha casa?

A avaliação de imóveis é uma matéria complexa. Há muitas variáveis que determinam o valor de uma habitação. Para quem quer vender casa e não tem muito conhecimento sobre o mercado imobiliário, é uma tarefa que deve entregar a um profissional do ramo.

Na DECISÕES E SOLUÇÕES, encontra o parceiro ideal para este processo. Com know-how nos diferentes ramos do mercado imobiliário, oferece soluções 360° aos seus clientes. De Norte a Sul do país, dispõe de uma equipa de consultores imobiliários preparados para lhe dar o melhor serviço de consultoria.

Se pretende saber quanto vale a sua casa, saiba que a DECISÕES E SOLUÇÕES tem um serviço de avaliação de imóveis com que pode contar. Levando em consideração todas as variáveis essenciais, obtém o valor real da sua habitação de forma a vendê-la rapidamente e por um valor justo.

 

9 Fatores a considerar na avaliação de um imóvel

 

Como já foi referido, a avaliação de imóveis passa por combinar um conjunto de fatores que se interrelacionam. A realidade micro e macroeconómica, por exemplo, influenciam o valor de uma habitação com características idênticas, mas em locais diferentes.

Dessa forma, o conhecimento do mercado e a experiência que a rede DECISÕES E SOLUÇÕES tem no setor imobiliário permitem aferir com maior exatidão o preço de um imóvel.

Fique a conhecer alguns dos critérios que os consultores imobiliários usam para determinar o preço da sua casa.

 

 

1. Localização do imóvel

A localização tem uma forte influência na avaliação de um imóvel. É natural que o preço por m2 seja maior nos grandes centros populacionais, nomeadamente nas zonas onde há mais oferta de emprego, uma grande parte dos serviços e maior procura.

 

2. Rede de transportes e acessos

As acessibilidades e os transportes influenciam o preço de uma casa. Ao avaliar um imóvel, este aspeto é sempre tido em consideração. Por isso, se existir uma boa rede de vias de comunicação nas proximidades, tal valoriza a sua casa.

 

3. Oferta de serviços

A proximidade de serviços como escolas, repartições públicas, comércio, entre outros, influencia a valorização de um imóvel. É natural que as pessoas procurem um maior conforto e isso vai também depender da oferta de serviços nas proximidades.

 

4. Vizinhança

O meio envolvente é um fator a considerar. Na hora de comprar casa, as pessoas gostam de saber como é a vizinhança. Fatores como o ruído ou até mesmo a segurança influenciam de modo determinante a avaliação dos imóveis.

 

5. Construção do imóvel

O tipo e o ano de construção de um imóvel determinam o preço do mesmo. Estes aspetos estabelecem o prazo e os custos de manutenção do mesmo. Dessa forma, a necessidade de investimento em obras por parte do comprador vai resultar numa avaliação do imóvel mais baixa.

 

6. Área e número de assoalhadas

O preço por m2 de uma casa tende a descer quanto mais assoalhadas e área tiver. Quando consultar preços de habitações numa mesma zona, vai verificar que uma casa mais pequena tem um valor por m2 mais elevado do que uma maior.

Por outro lado, é também fundamental avaliar a distribuição dessa mesma área pelas divisões do imóvel. A equipa de consultores da DECISÕES E SOLUÇÕES terá em conta todas essas determinantes na hora de avaliar o seu imóvel.

 

7. Orientação e vistas do imóvel

Outro aspeto a considerar na avaliação de um imóvel é a sua orientação. Principalmente no Norte do país, uma casa orientada a Sul tem maior valor comercial, especialmente se forem os quartos e/ou varandas a ter esta exposição solar.

A necessidade de utilização de aquecimento ou ar condicionado vai torná-la mais ou menos eficiente e, consequentemente, com maiores ou menores custos para o comprador. Por outro lado, as vistas contribuem decisivamente para a valorização da casa.

 

8. Eficiência energética

Hoje em dia, manter o conforto gastando o mínimo de recursos valoriza de forma determinante uma habitação. Para isso, há um conjunto de equipamentos e estruturas que contribuem para este aspeto.

Caixilharia com vidro duplo, um bom isolamento térmico do edifício, aquecimento eficiente, orientação geográfica, entre outros, são fatores que valorizam uma casa. O investimento numa boa eficiência energética vai permitir alavancar esse valor no médio/longo prazo.

 

9. Garagem e arrecadação

É principalmente nos apartamentos que a existência de lugar de garagem, bem como uma zona de arrumos, dá mais valor comercial à habitação. Assim, quando for avaliar o seu imóvel, estes aspetos vão ser tidos em consideração.

 

Procura vender a sua casa? Quer uma avaliação correta do seu imóvel? Preencha o nosso formulário e deixe que a equipa de consultores da DECISÕES E SOLUÇÕES obtenha o valor mais adequado ao mercado.

Quanto vale a minha casa?

 

Decisões e Soluções – Intermediários de Crédito, Lda, registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, sob o n.º 926, verificável em www.bportugal.pt/intermediarios-credito é mediador inscrito na ASF, desde 29 Setembro 2009, com a categoria de Agente de Seguros, sob o n.º 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em www.asf.com.pt. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos. Decisões e Soluções – Mediação Imobiliária, Lda, titular da Licença AMI n.º 9300 emitida pelo IMPIC, I.P.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Termos & Condições | Política de Cookies.